Projetos

PROJETO ARTE DIGITAL

1. IDENTIFICACAO


ESCOLA MUNICIPAL LEONOR DE SOUZA ARAÚJO – POLO
Avenida Jofre de Araújo, 111, Maria de Lourdes M. Stradiotti
Nova Alvorada do Sul – MS CEP 79140-000
Blog: www.escolamunicipalleonordesouzaaraujo.blogspot.com
E-mail: escola_leonor@hotmail.com
Fone: 67 – 34561503
Ano: 2011
Secretário Municipal de Educação: Paulo Roberto de Oliveira

Diretora: Adriane da Cunha

Coordenadoras: Maria Aparecida Salineiro e Edmar Rêgo

Responsável pelo Projeto: Luciano Soares

Público Alvo: 9º Ano A e B do Ensino Fundamental

2. JUSTIFICATIVA

Arte digital é aquela que é produzida em ambiente gráfico computacional, utilizando-se dos processos digitais, virtuais e audiovisuais, que incluiem experiências com net arte, web arte, vídeo-arte, e-mail art, foto arte e etc., que estão muito relacionados a Arte Contemporânea.
Portanto, atualmente as tecnologias estão presentes dentro das escolas e no campo da arte, tanto de maneira formal (equipamentos como aparelho de DVD, som, TV multimídia, projetores, computadores, internet), quanto informalmente (celulares, câmeras e filmadoras digitais, mp3,4,5..., IPOD, etc.) e tudo isso tem influenciado a vida dos alunos e as criações artísticas atuais, principalmente o cotidiano dos educandos, pois estas novas tecnologias estão sempre presentes, assim sendo a escola, e em especial os professores, não podem ficar estaguinados no tempo e sim acompanharem a evolução deste novo mundo contemporâneo, por isso, desenvolveremos junto a Disciplina de Arte, o Projeto Arte Digital com os alunos do 9º Ano “A” e “B” do Ensino Fundamental da Escola Municipal Leonor de Souza Araújo – Polo, aulas teóricas e práticas sobre Arte Digital, suas ferramentas, formatos e utilidades, equipamentos, visitas técnicas, e-mail, blogs, animações e filmagens/gravações digitais, e realização de mostras audiovisuais na instituição de ensino para as diversas turmas da escola e outros, e desta forma quebrar os velhos clichês e práticas ultrapassadas que são mantidos no campo da Arte.


3. OBJETIVO GERAL

Promover conhecimentos socioculturais e habilidades artísticas no campo da Arte Digital e das novas tecnológicas da contemporaneidade no ambiente escolar.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Refletir sobre as relações entre educação, tecnologia e arte;
• Desenvolver a sensibilidade do olhar e a capacidade de articular informações visuais, textuais e sonoras, com auxilio das ferramentas tecnológicas.
• Identificar e apresentar conceitos que permeiam a arte e a tecnologia;
• Realizar leituras e produções de obras relacionadas à arte digital;
• Reconhecer as características, técnicas e os vários estilos que envolvem a arte digital na contemporaneidade;
• Conhecer e vivenciar em software e mídias alternativas o desenvolvimento de habilidades artísticas;
• Conhecer a historia da imagem e som em Mato Grosso do Sul;
• Identificar as obras de arte contemporâneas em Mato Grosso do Sul;
• Aprender a organizar eventos artísticos e culturais;

5. METODOLOGIA
• Aulas expositivas com recursos audiovisuais, estudo de textos escritos e análise de obras/produções artísticas referente à Arte Digital;
• Assistir a vídeos de animações curtas – análise e discussão.
• Estruturar blogs e contas de e-mail na Sala de Tecnologia da Educação – realizar comentários, envio/recebimento de mensagens, postagens, imagens, vídeos e outros, ao final, trabalhar num blog para a Escola.
• Ensinar os alunos a usarem as ferramentas do software de apresentação, animação e desenho do Windows ou Linux – atividades práticas na Sala de Tecnologia da Educação.
• Criar sequências de animações em 2D – temas variados.
• Os alunos irão montar na Sala de Tecnologia da Educação animações digitais em pixilantion, utilizando câmera digital ou celulares, para dar movimento utilizaram os programas do Windows ou Linux, tendo começo, meio e fim, relacionar as produções ao tema: Prevenção ao Uso do Crack e outras, Preservação do Meio Ambiente e Educação e Segurança no Trânsito, ao final, montar uma apresentação do trabalho dentro de sala de aula e depois para as outras turmas da escola.
• Cada dupla fará a avaliação do projeto dos companheiros, respondendo uma ficha construída pelos mesmos após a pesquisa em sites que fale sobre os críticos e a produção cinematográfica. (historia criada, coerência das imagens utilizadas e de sons e animações);
• Conhecer as técnicas de fotografia e filmagem audiovisual, depois sair da escola para fotografar e filmar diferentes cenas, objetos e outros, despertando assim o olhar do aluno;
• Entrevista Audiovisual – escolher as pessoas que irão ser entrevistadas, após estruturar as questões da entrevista e depois realizar a entrevista;
• Produzir diferentes fotografias, filmagens e edição dos mesmos para os blogs pessoais e o blog da escola, após a finalização do trabalho, realizar uma exposição das fotografias;
• Troca de informações e experiências entre os grupos da sala;
• Realização de Mostras Internas dos trabalhos produzidas na sala de aula no ano de 2011;
• Mostra do Dia Internacional da Animação 2011 – 28 de outubro as 19h na Escola Municipal Leonor de Souza Araújo – Polo – animações infantis e adultos, além das internacionais;
• Visita técnica ao MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul Museu das Culturas Dom Bosco e Museu Antonio Pereira em Campo Grande – MS (registro fotográfico e de vídeo); *Ação relacionada ao Projeto de Visita aos Museus.

6. RECURSOS


6.1 RECURSOS HUMANOS

• Alunos do 9º Ano A e B do Ensino Fundamental;
• Professor de Arte e outros;
• Professor da Sala de Tecnologia da Educação;
• Coordenação e Direção.

6.2 RECURSOS MATERIAIS
Item Especificação Quantidade
1. Cartucho de impressora – preto e colorido 2 unid
2. CD-RW 1 unid
3. Micro system 1 unid
4. Extensão elétrica com 10 metros 1 unid
5. Computadores 20 unid
6. Impressora colorida 1 unid
7. Data Show 1 unid
8. Notebook 2 unid
9. Pen Drive 1 unid
10. Máquina ou filmadora digital 2 unid
11. Telão 1 unid
12. Aparelho de DVD 1 Unid
13. Celulares ou mp’s (dos próprios alunos) 10 unid
14. Revelação de fotografia 20 unid
15. Material em geral para filmagens (fantasias, objetos, etc)
16. Caderno de arte 40
17. Lápis de cor 40
18. Lápis de escrever 40
19. Borracha 40
20. Apontador 40
21. Régua 40
22. Ônibus, alimentação e material para a visita a Campo Grande (será citado no projeto de visita).
23. Mostra – cadeiras, telão, data show, aparelho de DVD, material de limpeza e outros

7. CRONOGRAMA

Item Especificações 2011
1. Reestruturação do projeto  - MARÇO
2. Aulas expositivas - ABRIL
3. Assistir a vídeos de animações - MAIO
4. Estruturar blogs e contas de e-mail, manutenção constante (dados, imagens e informações) MAIO até NOVEMBRO
5. Criar sequências de animações em 2D  - JUNHO
6. Aprende a usar as ferramentas multimídias de animação e montar animações MAIO até NOVEMBRO
7. Visita técnicas aos Museus a Campo Grande JULHO
8. Avaliação das animações SETEMBRO
9. Trabalhar fotografia e filmagem SETEMBRO
10. Realizar entrevistas OUTUBRO
11. Troca de informações e experiências MAIO até NOVEMBRO
12. Mostra Interna OUTUBRO
13. Mostra do Dia Internacional da Animação OUTUBRO
14. Avaliação do Projeto NOVEMBRO e DEZEMBRO

8. AVALIAÇÃO

A avaliação será continua e permanente, durante toda a realização do projeto estaremos utilizando diversos instrumentos de registro e avaliação, acompanhando o desempenho individual e coletivo, e buscando também formas de fazer com que os alunos se auto-avalie. Em cada etapa do projeto ele o poderá ser reformulado ou modificado a partir das necessidades e interesses da Direção, Professores ou dos Alunos.

9. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

PROENÇA, Graça. História da Arte, Editora Ática, 17º Edição, São Paulo, SP, 2008.
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada: da Pré-História ao Pós-Moderno.
http://www.proflucianonas.blogspot.com/, disponivel em 25/05/2011.
http://www.blogger.com.br/, disponivel em 25/05/2011.
http://www.animamundi.com.br/, disponivel em 25/05/2011.
http://www.abca.org.br/dia/, disponivel em 25;05;2011.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_digital, disponivel em 25/05/2011.


PROJETO MUSEU-ESCOLA

Parceria positiva no processo de ensino aprendizagem
VISITA TÉCNICA

ESCOLA MUNICIPAL LEONOR DE SOUZA ARAÚJO – POLO

Avenida Jofre de Araújo, 111, Maria de Lourdes M. Stradiotti
Nova Alvorada do Sul – MS CEP 79140-000
Blog: www.escolamunicipalleonordesouzaaraujo.blogspot.com
E-mail: escola_leonor@hotmail.com
Fone: 67 – 34561503
Ano: 2011

Secretário Municipal de Educação: Paulo Roberto de Oliveira

Diretora: Adriane da Cunha

Coordenadoras: Maria Aparecida Salineiro e Edmar Rêgo

Responsável pelo Projeto: Luciano Soares

Público Alvo: 9º Ano A e B do Ensino Fundamental

2. JUSTIFICATIVA

A escola é uma instituição social que deve promover situações de aprendizagens que permanecem por toda a vida, trabalhando não somente os conteúdos escolares obrigatórios da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), mas também a formação dos valores éticos, morais, socioculturais e de cidadania.
Assim sendo o processo de ensino aprendizagem ultrapassa as barreiras de uma sala de aula, pois os estudantes têm direito a uma educação diferenciada e competente que acontece na escola e também em outros espaços, como os museus que devem ser vistos como espaço destinado à construção e disseminação do conhecimento da sociedade.
Portanto com o Projeto Museu-Escola: Parceria positiva no processo de ensino aprendizagem, ansiamos levar os alunos do 9º Ano A e B do Ensino Fundamental da Escola Municipal Leonor de Souza Araújo – Polo, para visita técnica os museus que estão localizados no município de Campo Grande MS, objetivando analisar, conhecer e valorizar a cultura, arte e a história regional antiga e contemporânea, incentivando assim o processo de leitura e identificação dos significados socioculturais e históricos da pós-modernidade.

3. OBJETIVO

3.1 OBJETIVO GERAL

Analisar, conhecer e valorizar a cultura, a arte e a história regional antiga e contemporânea, incentivando assim o processo de leitura e identificação dos significados socioculturais e históricos da pós-modernidade;

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver a sensibilidade do olhar e a capacidade de articular informações visuais, textuais e sonoras;
• Reconhecer as características, técnicas e os vários estilos que envolvem a arte antiga, moderna e contemporânea nacional e regional;
• Conhecer sobre a veracidade dos documentos e obras ali existentes nos Museus, as principais formas de preservação desses materiais, da integridade física dos mesmos, do seu papel social com a comunidade, propondo a investigação, aguçando a curiosidade, conseguindo manter uma comunicação verdadeira acerca de um museu.
• Tornar atrativo e produtivo a visita dos alunos da Escola Municipal Leonor de Souza Araújo – Polo à capital Campo Grande – MS, conhecendo o Museu das Culturas Dom Bosco da Universidade Católica Dom Bosco, Museu José Antonio Pereira e Museu de Arte Contemporânea de MS.
• Promover a interação entre alunos, professores de Artes, História, Língua Portuguesa e Ciências.
• Construir e disseminar o conhecimento na sociedade, incentivando o turismo e o lazer nos museus.
• Conhecer as obras e artistas contemporâneos sul-mato-grossense;
• Valorizar a memória contida nos museus;
• Ter comportamento adequado em passeios e espaços públicos
• Provocar o interesse pela cultura e arte nacional e regional;

4. METODOLOGIA

• Aulas expositivas com recursos audiovisuais referente aos locais de visitação, conhecer os locais por meio de fotos e conhecer as atitudes que devemos ter nos referidos locais;
• Visita dos alunos e professores citados acima ao Museu das Culturas Dom Bosco da Universidade Católica Dom Bosco, Museu José Antonio Pereira e o MARCO – Museus de Arte Contemporânea de MS em Campo Grande - MS, acompanhados pelos guias do Museu, onde apresentarão uma aula sobre os museus e suas funções, e em seguida conhecer as peças históricas que conservam a cultura de nossa região e sua história tradicional e contemporânea.
• Após o retorno a elaboração de diversas atividades pedagógicas como: divulgação da visita com fotos e relatório escrito no blog dos alunos e responder a um questionário relacionado aos museus visitados.

5. RECURSOS

5.1 RECURSOS HUMANOS
• Alunos do 9º Ano A e B do Ensino Fundamental;
• Professor de Arte
• Professores colaboradores – Ciências, História e Língua Portuguesa;
• Coordenação e Direção;

5.2 RECURSOS MATERIAIS

Item Especificação Quantidade
1. Resma (500 fls. sulfite) 1 unid
2. Extensão elétrica com 10 metros 1 unid
3. Data Show 1 unid
4. Notebook 1 unid
5. Pen Drive 1 unid
6. Máquina fotográfica digital 2 unid
7. Telão 1 unid
8. Garrafa de água (5litros) 1 unid
9. Impressora 1 unid
10. Lanche (50 pessoas)
11. Ônibus (50 pessoas)

6. CRONOGRAMA
Item Especificações 2011
1. Aulas expositivas – locais e atitudes MAIO e JUNHO
2. Passeio em Campo Grande – Museus JULHO
3. Atividades pedagógicas após o passeio  AGOSTO
4. Avaliação do Projeto SETEMBRO

7. AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, portanto, durante toda a realização do projeto estaremos observando e avaliado a participação, interesse, colaboração, trabalho em grupo, comportamento e também usaremos instrumentos de avaliação por escrito (relatório e questionário), acompanhando desta forma desempenho individual e coletivo. O projeto poderá ser reformulado ou modificado a partir das necessidades e interesses da Direção, Professores ou dos Alunos.

8. BIBLIOGRAFIA

PROENÇA, Graça. História da Arte, Editora Ática, 17º Edição, São Paulo, SP, 2008.
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada: da Pré-História ao Pós-Moderno.
http://www.proflucianonas.blogspot.com/, disponivel em 31/05/2010.
http://www.blogger.com.br/, disponivel em 31/05/2010.
http://www.sistemadegraus.com.br/index.php?q=node/107, disponível em 23/05/2011
http://www.marcovirtual.com.br/, disponível em 23/05/2011
http://www.mcdb.org.br/, disponível em 31/05/2011.
http://www.pmcg.ms.gov.br/fundac/canaisTexto?id_can=900, disponível em 31/05/2011.